Existe uma enorme consciencialização sobre o facto da exposição excessiva ao sol e aos raios UV pode ter implicações gravíssimas na saúde do ser humano.
Esse mesmo excesso de exposição solar pode causar desidratação, febre, queimaduras solares, dores de cabeça, ou em casos mais graves, cancro da pele. Não se trata do sol ser prejudicial, pelo contrário, o sol é essencial à vida, no entanto há também a necessidade de existir uma proteção para o seu excesso.
Os guarda-sóis com proteção solar a raios UV tornaram-se um companheiro imprescindível para uma exposição saudável ao sol, não esquecendo também o uso de protetor solar, beber água em abundância e evitar a exposição nas horas de maior calor.
Mas a verdadeira questão é:
Todos os guarda-sóis têm proteção UV?
Não! Na realidade, nem todos os guarda-sóis possuem esta valência, mesmo que possam parecer bastante idênticos entre si, por vezes o tecido fará toda a diferença, pelo que será necessária uma escolha minuciosa e preferencialmente em marcas de confiança para que saiba que está de facto protegido pelos raios UV.
Na hora de economizar alguns euros e procurar comprar um guarda-sol barato, deverá ter em conta as características do tecido e o seu grau de proteção a raios UV, sem comodismo ou despreocupação, porque quando estamos a falar da sua saúde, todos os pormenores contam!